Unidades injetoras sem crise: como evitar problemas

6 minutos para ler

Ter ciência sobre a funcionalidade dos principais sistemas mecânicos é um fator necessário não só para o profissional mecânico, mas também para os proprietários, principalmente, quando envolve veículos de linha pesada, como caminhões.

Essa noção garante várias vantagens econômicas para o dono do veículo e contribui para que ele consiga evitar possíveis problemas. Nesse sentido, os cuidados com o Sistema de Unidade Injetora é uma das maneiras de evitar gastos desnecessários.

Isso porque, tendo em vista a grande importância desse item para a alimentação de combustível do caminhão, saber como evitar danos prematuros é uma boa forma de aumentar sua vida útil e ter um custo menor com reparações.

No entanto, mesmo sendo um tema importante, muitos proprietários não têm conhecimento sobre o assunto. Para ajudar nessa questão, preparamos este artigo contendo as principais informações sobre os cuidados com as Unidades Injetoras. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

O que é Sistema de Unidades Injetoras?

Para os motores a diesel, o Sistema de Unidades Injetoras é um dos principais componentes do mecanismo de alimentação de combustível. Isso porque ele é o responsável por pressurizar a linha de combustível até cada um dos injetores.

Seu trabalho é interligado ao do regulador de rotação, que controla todas as faixas de rotação segundo a demanda de carga do motor, aumentando ou diminuindo a quantidade de diesel injetado na câmara de combustão, bem como o tempo de injeção para garantir uma maior eficiência na queima.

Atualmente, é possível encontrar nos motores eletrônicos a presença de uma unidade de comando que realiza a tarefa de gerenciamento desse sistema. Caso o motor não tenha esse recurso, a regulagem das unidades é feita manualmente por mecânicos especializados.

Dessa forma, tendo em vista a importância da unidades injetoras para o caminhão, quando ela está funcionando perfeitamente e o motor está em bom estado é possível garantir uma ótima performance de todo o sistema e a emissão regulada de poluentes pela combustão.

Quais são os principais problemas?

Normalmente as unidades injetoras consegue funcionar bem por um bom período de tempo. Desse modo, os problemas causados nesse componente estão relacionados ao seu tempo de vida útil ou, em alguns casos, pela falta de manutenção correta e cuidados com o sistema de alimentação de combustível. Essas avarias podem ser vazamentos na peça, falta de regulagem ou danificação interna das unidades.

Para identificar se há problemas é preciso estar atento a indicadores, como elevação no consumo de combustível, variação de rotação do motor, presença de ruídos fortes e excesso de fumaça. Entretanto, antes de retirar as unidades injetoras para a manutenção é importante verificar o funcionamento de outros itens, como os filtros de combustível e de ar, para evitar a remoção sem necessidade dessa peça.

Quais são os cuidados essenciais com as unidades injetoras?

Para garantir a funcionalidade eficiente do sistema de alimentação do veículo, não basta apenas investir em peças originais ou evitar expor o caminhão em situações desfavoráveis. É preciso realizar alguns cuidados essenciais com as unidades injetoras.

A junção dessas medidas fará com que a vida útil da peça possa durar por um bom tempo. Sendo assim, confira agora as principais formas de conservar o bom estado desse componente!

Esvaziar o filtro separador de água

Na composição do diesel há uma pequena parte de água. Nesse sentido, para que ela seja removida da mistura de combustível há um componente no sistema chamado filtro separador de água. Essa peça é necessária, pois permite uma melhor combustão e, consequentemente, melhor desempenho do motor. No entanto, o reservatório do filtro normalmente não tem muita capacidade e facilmente fica cheio.

Quando acontece isso o filtro diminui sua ação. Esse fato, pode gerar danos às unidades injetoras, já que o combustível adulterado ao passar pelo filtro é levado até ela. Por isso, sempre quando for utilizar o veículo faça a drenagem do reservatório. Dessa forma, será possível evitar que a água chegue até as unidades injetoras e vá para a câmara de combustão.

Manutenção preventiva do motor

Realizar manutenção preventiva de todo o conjunto do motor também é uma ótima forma de prevenir falhas na unidades. Essa prática, quando realizada regularmente, contribui para que todos os sistemas do veículo operem em harmonia, garantindo o desempenho máximo.

Além disso, as revisões programadas ajudam a aumentar a vida útil das peças atuantes, incluído as unidades injetoras. Por isso, nunca deixe de realizá-la.

Observar o rendimento do combustível

O combustível diesel é ideal para veículos maiores, pois apresenta melhor desempenho nos aspectos de força e consumo. Esse tipo é o mais utilizado para modelos de transporte e carregamento de carga pesada por garantir uma excelente performance. Entretanto, essa vantagem pode ser prejudicada caso o sistema de alimentação esteja com algum tipo de avaria.

Dessa forma, para ajudar a manter o bom estado de funcionamento do motor, sempre quando estiver utilizando o caminhão ou fazendo uma manutenção, verifique as condições de rendimento do veículo. Isso porque, se houver algum problema nas unidades injetoras a eficiência do motor será comprometida, acarretando um aumento no consumo de combustível e perda de força do motor.

Como aumentar a segurança do sistema de alimentação de combustível?

Como uma das principais utilidades de veículos de porte pesado envolve transporte em longas distâncias, é fundamental garantir a segurança e perfeito funcionamento dos componentes do motor. Para o sistema de alimentação de combustível, em casos de substituição do sistema de injeção, a primeira dica é sempre optar por produto de qualidade, tendo em vista a importância desse item para o rendimento do motor.

Além disso, é preciso estar atento ao prazo de vida útil da peça determinado pelo fabricante. Ao ser realizada as manutenções preventivas, faça a inspeção desse sistema. Isso contribuirá para que você rode com mais segurança e não precise gastar com reparações corretivas.

Portanto, essas foram as principais informações sobre os cuidados com a unidades injetoras. Vale ressaltar que, embora sejam relativamente simples, as práticas de manutenção dessa peça podem contribuir para que você tenha mais segurança e economia em revisões do sistema.

Gostou do artigo? Então, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de nossas atualizações!

Você também pode gostar

Deixe um comentário