Vida de caminhoneiro: como ter mais qualidade de vida na estrada?

6 minutos para ler
spotify scaniaPowered by Rock Convert

A profissão de caminhoneiro é de extrema importância para a economia brasileira, visto que o transporte rodoviário é o principal meio de escoamento de produtos e mercadorias dentro do território. É por meio dos caminhões que as cargas de diversas regiões podem ser deslocadas até o seu destino final. A esse respeito, em se tratando da rotina desses profissionais, é possível encontrar grandes desafios e dificuldades capazes de testar a habilidade e a vocação desses trabalhadores.

Algumas situações, como longos percursos, roubos de cargas e problemas mecânicos no meio da estrada, são exemplos das dificuldades enfrentadas por eles. Caso não haja disciplina e cuidado nas viagens, esses contratempos podem acabar com a qualidade de vida do caminhoneiro. Por isso, é de suma importância investir em ações, costumes e procedimentos que tornem a vida de caminhoneiro mais prazerosa, possibilitando bem-estar e uma rotina de trabalho mais saudável.

Mesmo sendo um tema necessário para esse ramo, muitos profissionais o ignoram ou não sabem como alcançar uma maior qualidade em sua rotina. Para ajudar nessa questão, preparamos este artigo contendo as principais informações sobre como alcançar esse objetivo ao trabalhar nas estradas. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

Invista em tecnologia nas cabines

Uma boa forma de possibilitar a qualidade de vida dos condutores de sua frota é investindo em tecnologia dentro das cabines. Nos veículos antigos, a ergonomia era algo pouco presente dentro da boleia, mas, nos dias atuais, já é possível encontrar vários acessórios adaptados ao veículo que aumentam o conforto, até mesmo, em longos percursos e nas condições precárias das estradas.

Vários caminhões vêm de fábrica com sistemas de direção automática, bem como softwares que permitem controlar a velocidade do caminhão segundo as condições externas da pista. Isso permite que o motorista tenha uma ajuda a mais para conduzir o caminhão.

Podemos citar também o computador de bordo, que permite que o caminhoneiro faça o check-up das condições de funcionamento de todos os sistemas do veículo de forma prática, disponibilizando um relatório completo sobre eventuais falhas, o que também ajuda na manutenção do veículo. Outra tecnologia válida quando o assunto é conforto e segurança é o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC).

Ele permite minimizar as chances de derrapagem e capotamento do caminhão, principalmente em curvas acentuadas, sendo essa uma função primordial para caminhões de porte pesado e que transportam cargas extensas e pesadas, como é o caso de bitrens graneleiros.

Adote programas de saúde

Nada é mais importante na vida que cuidar da saúde. No caso de profissões desgastantes, como a de caminhoneiro, esse tema deve ser levado com muito mais seriedade. Por isso, incentive os seus profissionais a realizarem regularmente avaliações da saúde para evitar problemas físicos e mentais e garantir uma maior qualidade de vida. Além do mais, não basta apenas fazer consultas ao médico periodicamente, é preciso também investir em uma postura de vida saudável.

Para que isso se torne real, há práticas cotidianas que são fundamentais, como praticar exercícios físicos, manter uma alimentação correta sem o acréscimo excessivo de produtos gordurosos e industrializados, não utilizar bebidas alcoólicas no volante etc. Outra prática necessária é ter boas noites de sono. Dormir bem é a melhor forma de garantir bem-estar durante as viagens e também evitar acidentes relacionados à sonolência durante a condução do veículo.

Dessa forma, ao incentivar os entregadores a praticarem ações de cuidados à sua saúde, é possível ter profissionais mais saudáveis e com uma melhor qualidade de vida, o que é bom para o caminhoneiro e para a empresa.

Incentive a boa postura

Por passarem longas horas sentados percorrendo grandes trajetos para efetuar as entregas, a postura incorreta de direção do veículo pode acarretar vários prejuízos à saúde dos caminhoneiros. Por conta disso, é necessário que o profissional busque formas mais confortáveis de se posicionar frente ao volante, pois manter a boa postura é indispensável quando o assunto é a qualidade de vida nas estradas. A esse respeito, há diversas técnicas que podem ajudar nesse objetivo.

Nesse caso, o recomendado é que o profissional permaneça com os membros inferiores e superiores parcialmente dobrados, bem como com as costas apoiadas no encosto com um ângulo próximo a 90 graus. Dessa forma, você deve orientar os motoristas da frota a seguirem os procedimentos que possibilitem um maior conforto na condução do veículo. Além do mais, eles devem se posicionar de modo que consigam enxergar todos os espelhos.

Uma dica para encontrar a configuração ideal do assento é estender os braços na direção à frente. Nesse procedimento, o pulso deve encostar no alto do volante com certa facilidade. Caso isso não seja viável, será necessário regular o banco um pouco para frente. Isso permite que os condutores diminuam a sobrecarga na coluna e aumenta a agilidade durante as manobras. Percebe-se, desse modo, que o ideal é regular o banco sempre levando em conta cada tipo de porte físico.

Ofereça um veículo de qualidade

Mantenha sua frota com veículos modernos. Por mais que isso demande um maior investimento, certamente, é um fator que reflete diretamente na produtividade da frota, pois contribui para que os entregadores trabalhem com maior qualidade e conforto, o que ajuda a elevar a produtividade juntamente ao desempenho dos caminhoneiros.

Além do mais, é válido ressaltar que, para elevar o desempenho e o conforto dos veículos e possibilitar que os trabalhadores contem com boas ferramentas no trabalho, é necessário que a empresa crie políticas de conservação dos caminhões. Incentivar o cuidado das máquinas é uma boa forma de prolongar a vida útil do veículo e garantir que ele ofereça conforto ao motorista por muito mais tempo.

Portanto, essas foram as principais dicas de como tornar mais saudável a vida de caminhoneiro, por meio de práticas e rotinas que estimulam uma maior qualidade de vida. Percebe-se, desse modo, que é possível transformar um trabalho bastante desafiador em uma profissão mais prazerosa por meio de práticas de condução, bem como pelo investimento em tecnologias e no conforto dentro da boleia.

Gostou do artigo? Então, confira também nosso post sobre as tecnologias que dão mais controle dentro da cabine do caminhão e fique por dentro de mais informações relevantes para você!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.